TRIBOM PRODUTORA

Rua São Leopoldo, 243 - Praia do Laranjal

Pelotas/RS - CEP 96090-700

tribomprodutora@gmail.com

51 99527.8524 - 53 99989.2332

  • Facebook Basic Square

PROJETO KAKO XAVIER E A TAMBORADA | 10 ANOS

 

Criado pelo artista Kako Xavier no ano de 2009, o Projeto nasceu da conquista do Projeto Pixinguinha, resultando no premiado álbum “MINHA PRAIA”, 2010. Em 2011, levou os Tambores do Litoral gaúcho para um encontro com o Tambor de Sopapo, das Charqueadas, e criou o evento Bailão Cultural, palco do Projeto TAMBORADA. 

 

Kako Xavier levou sua pesquisa sobre o Tambor de Maçambique para todo o Brasil. O Tambor base do Projeto Tamborada, circulou com os tambores gaúchos por todos os Estados do País, dentro do Projeto “Sonora Brasil”, SESC Nacional.

Em 2015 foi contemplado com o financiamento do Sistema FAC RS (Fundo de Apoio a Cultura - Pró Cultura RS). O Projeto Kako Xavier e a Tamborada se consolidou na Escola e na Estrada. Passou em cinco cidades do RS. São elas: São José do Norte, Alvorada, Barros Cassal, Piratini e Mostardas. Foram encontros com Kako Xavier, Mestres Griot, Mestres de Notório Saber, Comunidades dos Quiqumbís, Músicos, Bailarinos, Equipe de Produção, envolvendo os professores, alunos e familiares dos alunos, sempre contando com a presença de representantes das Secretarias de Educação das cidades visitadas.

Em 2016, com a aprovação do Projeto no Pró Cultura do Município de Pelotas, o artista ministrou oficinas na Casa do Tambor, Praia do Laranjal. Foram encontros beneficiando os professores, alunos e pais de alunos das escolas do bairro.

Em 2017 intensificou o trabalho na Produção de Shows com o Projeto Kako Xavier e a Tamborada. O artista apresentou o show em festivais, feiras e eventos no RS. Recebeu Medalha Honra ao Mérito MESTRE BATISTA, oferecida pela Câmara dos Vereadores de Pelotas/RS, venceu o Festival O Rio Grande canta o Cooperativismo, em São Sepé/RS e levou o Show do Projeto Tamborada para o Mercado Central de Pelotas. Destaque para os shows no Uruguai, Moenda da Canção, entre outros;

 

No ano de 2018, Kako Xavier como Produtor participou da Segunda Mostra Nacional de Música SESC RJ, acompanhando o Grupo de Cultura de Raiz “Tribo Maçambiqueira” na ESEM. Com o  Projeto Tamborada, se apresentou em festivais regionais, destacando a conquista de Melhor Música do Festival Moenda da Canção, em Santo Antonio da Patrulha/RS e Melhor Música do Festival do Cooperativismo em Pedro Osório/RS. Participou da Ópera Gaúcha na Expointer e foi convidado para ser o principal show no encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS. Show com a participação de 12 artistas convidados, quando foi assinado o Decreto: “Pelotas, Cidade do Tambor de Sopapo” .

 

Neste ano de 2019 o Projeto Kako Xavier e a Tamborada circulou por vários palcos com o Bloco Cultural de Carnaval Tamborada. Uma extensão do projeto no verão. O artista apresenta show na Festa da Melancia, na cidade de Pedro Osório/RS. Kako Xavier e a Tamborada participou do filme “Despedida”, gravado na Colônia de Pelotas/RS. No mês de março o artista foi convidado para ser o anfitrião do Festival MozBrasil, intercâmbio entre a cidade de Pelotas e Moçambique. O artista recebeu a cantora Sizaquiel Matlombe, de Moçambique.